Powered By Blogger

Monday, November 20, 2017

Paciência

Na semana passada me aconteceu uma das cenas cotidianas mais comuns no trânsito, me deparei em uma rua com um carro de Auto-Escola, em uma situação que exigia o meu concedimento de uma gentileza para que o fluxo seguisse de forma normal.
Vi que passaram anteriormente dois motoristas mais apressados que negaram ao aluno a concessão da preferência, parei o carro, engatei a primeira e fiz sinal para que o aluno seguisse(não demorou dez segundos), o instrutor gentilmente me agradeceu com um gesto.
Lembro me na época que tirei carteira e muitas vezes diversos motoristas repetiram a atitude que fiz, alguns não e até me xingavam, não sei se foram a maioria pois tenho o hábito de esquecer daquilo que me desagrada, mas na minha memória estão aqueles que tiveram a paciência e educação comigo.
Já parei para filosofar diversas vezes onde está o problema, será que é com o ser humano em si?Será que é com a nossa cultura brasileira?Será que não formamos bons motoristas?Não sei, sinceramente!
Enfim, talvez sejam todos estes fatores reunidos em um só, não moro em uma capital como São Paulo ou Rio, mas a mentalidade do motorista parece ser a mesma, apressado, irritado, nervoso e sem a mínima educação, e quando se trata de um carro de Auto-Escola, a gentileza deveria ser inerente, afinal são alunos guiando carros, aprendendo com o trânsito, muitas vezes os mesmos podem estar cometendo equívocos mas não creio que a intolerância seja algo que produza um resultado em sua formação.
O que me deixa mais triste é que não vejo em um futuro próximo uma melhora para tal situação, vivemos em um país que grita por socorro, em todos os seguimentos, e quando vejo as classes políticas pouco envolvidas na mudança e apenas no beneficiamento de seus próprios privilégios, vejo um futuro pior, sendo o menos pessimista possível!
Cabe à nós, fazermos as coisas corretas sempre, não importando o quão diferentes para os outros elas sejam...

1 comment:

  1. João,

    A paciência é uma arte! É preciso exercita-la.

    abs

    ReplyDelete