Powered By Blogger

Monday, February 6, 2017

Lições da NFL para o Brasil!

Assisto jogos de futebol americano desde que sou muito novo, lembro-me de ter acompanhado meu primeiro jogo na ESPN, ainda em 2003, e ao longo dos anos, minha paixão foi apenas aumentando.
Quando fui morar nos EUA, o casamento se firmou, o esporte passou a ser um dos meu prediletos, alguns colegas e familiares, começaram a assistir o esporte lá em casa e ontem me enviaram mensagem após o fim do Super Bowl LI, fico sinceramente feliz de ter influenciado outros à este excelente esporte.
Mas, enfim, o que podemos aprender e tomar como lições do futebol americano e aplicar em outras categorias aqui no Brasil?
Várias!
Uma das que posso claramente citar é a organização, é impressionante que mesmo ao longo dos anos, os jogos e não apenas o Super Bowl, tem uma organização extrema, para comprovar isso, é só perceber que os estádio estão sempre lotados e a audiência na TV chega a ser amedrontadora.Mesmo em períodos de crise, como foi o caso em 2008 e 2009, época de recessão da economia norte-americana.
Obviamente, alguém paga por isso, dessa forma, o que não falta são os patrocínios, campanhas publicitárias e a venda dos chamados "gifts"(camisetas, chapéus, bonés, etc). Os dólares correm solto, e são muito bem aplicados, ou seja, o dinheiro gira e todos saem satisfeitos, até mesmo os perdedores.
Veja bem, nos EUA, quando uma família vai à um Estádio ver o seu time, há a certeza da comodidade, o trânsito é organizado, o policiamento ao redor do evento,sem cambistas, flanelinhas, o estacionamento, os restaurantes, bares e lanchonetes estão prontos para recebê-los.Ao se entrar no Estádio, parece que estamos adentrando em um Shopping Center, há de tudo e mais um pouco. Durante o jogo, são seguidos todos os protocolos de forma sistemática, o jogo é atração principal, de uma série de outros eventos, como shows de mágica, cantores populares, bandas, orquestras, etc.
Ao fim do jogo, todos saem e voltam para casa satisfeitos, volto a repetir, mesmo com a derrota do seu time.
Aqui no Brasil já é diferente em uma partida de futebol, todos sabem o roteiro,os preços absurdos e a completa bagunça, de um esporte que está cada vez menos popular, não que eu esteja contra o futebol, isso nunca, mas estamos fazendo isso errado.O esporte não pode ser a única razão para a alegria, temos que pensar no conjunto dos fatores, que envolve a saída da nossa casa para o estádio e a volta.Se o futebol fosse o único.....temos o mesmo exemplo com o automobilismo, vôlei, basquete, etc.
Fui ano passado à corrida da Stock Car, aqui em Curvelo, a corrida foi boa, mas a organização foi de média à ruim, falta muito para termos um evento à nível internacional.
No Brasil, falta de tudo um pouco, atualmente, se não abrirmos os olhos, iremos à uma falência esportiva.
Veja só o exemplo, claro, um pouco absurdo, mas no jogo de ontem no Mineirão, entre Cruzeiro e Tricordiano, o público foi pífio. Claro, é um partida da primeira fase de um fraquíssimo Campeonato Mineiro, em que apenas Cruzeiro, Atlético-MG e de vez em quando América ou alguma outra zebra vencem, é um evento popularmente sem sal.Apenas nas finais que a coisa melhora, em relação ào público claro.
Se fosse uma partida de um jogo do início de temporada da NFL, poderiamos ter uma melhor comparação, porque tenho certeza que a mesma iria estar com o Estádio lotado.
Enfim, temos muito a aprender com a NFL, e os outros esportes norte-americanos.




1 comment:

  1. João,

    As mudanças que precisamos parte da reformulação na educação. Sem isso, nada mudará nessa Republica das Bananas.

    O trabalho realizado pelos americanos é sensacional.


    abs

    ReplyDelete