Powered By Blogger

Monday, January 30, 2017

Itapetinga

Muitas pessoas, principalmente as mais novas, que trabalham no meio rural e mais precisamente com a pecuária, seja de corte ou leite, nunca irão ter escutado o nome do cruzamento denominado "Itapetinga", mas sim, ele já existiu e ainda há resquícios de sua utilização, principalmente no Sul da Bahia.
Para aqueles que perguntam do que se trata, o Itapetinga é o 1/2 Pardo-Suíço de Leite com Indubrasil, duas raças bem diferentes, por começar na origem, o Pardo-Suíço de Leite, como o próprio nome nos diz, é uma raça européia de cunho leiteiro. Os animais se caracterizam pela rusticidade e longevidade, é uma raça bovina secular e o melhoramento genético já se estende por anos.
Já o Indubrasil, é uma raça zebuína criada no Brasil, através dos cruzamentos realizados entre as raças indianas importadas, Gir, Nelore e Guzerá, tendo sua origem no poderoso triângulo mineiro, região importantíssima para disseminação do Zebu no nosso país.Uma raça de dupla aptidão, caracterizado por animais resistentes, com boa conversão alimentar, rusticidade e docilidade.
O cruzamento entre as duas raças, que originou o Itapetinga,que leva o nome da cidade do Sul da Bahia, gera animais de porte grande, bezerros extremamente resistentes e com heterose se destacando muito bem.
Enfim, apenas um pouco da história e curiosidade, para não nos esquecermos de um setor da economia que movimenta de forma importantíssima a nossa economia, a Bovinocultura, seja de corte ou a de leite.


Foto:Facebook InduBrasil

2 comments:

  1. João,

    Interessante. Essa raça eu desconhecia, aliás, sei muito pouco a respeito. Mas tenho noção da importância desse setor para o país.

    abs

    ReplyDelete
  2. Grande Marcelo!
    A Pecuária precisa de mais pessoas como você, que entendem a importância do setor para o país!

    ReplyDelete