Em alguns dias desses de dezembro, após o começo destas chuvas, estava em casa no computador, trabalhando, quando apareceu um mosquito e eu consegui matá-lo e logo depois apareceu outro, menos barulhento e um pouco menor, também consegui abatê-lo.
Apesar de ser um Médico Veterinário de formação, nunca tirei A em Parasitologia e nunca fui um Entomologista, mas consegui na hora, perceber que os dois insetos, apesar de ligeiramente iguais, apresentavam diferenças quando examinei-os de perto.
O primeiro era marrom, fazia bastante barulho, daqueles chatos que incomodam, e o segundo era menor, preto e possuia diversas manchas brancas na pata e no corpo.
Ao pesquisar no Dr. Google, percebi na hora que o primeiro era apenas um pernilongo comum, da espécie Culex(o pernilongo comum ou murissoca) o segundo, esse era o perigoso e famoso Aedes aegypti, transmissor do vírus dengue, Zika e Chikungunya, além também da perigosa Febre Amarela.
Por isso, amigos, todo o cuidado é pouco, temos que evitar as focos de contaminação deste perigoso mosquito, evitar locais com água parada, lixo e entulho!!!!
No comments:
Post a Comment